ONDE FICA Machu Picchu

Entre as montanhas de Machu Picchu e Huayna Picchu, a cidade perdida do Império Inca se ergue a mais de 2.400 metros de altura. Protegida pela vegetação e geografia andina, as ruínas ficaram esquecidas por mais de 400 anos, o que garantiu a preservação das suas místicas construções e estruturas.

Mas tudo mudou em julho de 1911, quando Hiram Bingham partiu dos Estados Unidos para explorar a região do Vale do Rio Urubamba. O que poderia ser apenas mais uma expedição na vida do historiador tornou-se um dos maiores achados do século XX.

Localização Machu Picchu

Localização de Machu Picchu

A cidade perdida se encontra a 13º 9′ 47″ de latitude sul e 72º 32′ 44″ de longitude oeste. Ela está localizada no Vale do Rio Urubamba a aproximadamente 112 km de Cusco, uma distância percorrida em quatro horas de trem.

No caminho até Machu Picchu, existem diversos pequenos povoados e vilas, onde é possível ter contato com pessoas que mantém viva grande parte da tradição e costumes quéchua. A viagem para a terra dos incas torna-se ainda mais imersiva ao incluir no roteiro lugares como de Ollantaytambo e Urubamba.

Como chegar à cidade perdida?

O percurso até as ruínas é uma atração à parte, tendo influência direta nas vivências resultantes da visita. Existem diversas formas de fazer o trajeto, porém as trilhas e o trem são os mais indicados.

Cidade Perdida – Machu Picchu
Trem para Machu Picchu

Trem para Machu Picchu

Saindo de Cusco ou Ollantaytambo, o trem é o meio de transporte mais rápido até Águas Calientes, cidade mais próxima às ruínas. Para maximizar a experiência da viagem, opte pelo Expresso Hiram Bingham. O trem foi inspirado nos veículos mais famosos da década de 20, com todo o luxo e elegância da época. Durante o trajeto, você ainda aproveita um brunch, drinks peruanos e shows de artistas locais.

Trilhas

Para ter uma viagem rica em essência local, você precisa fazer o percurso em uma das muitas trilhas com destino à Machu Picchu. Conhecida por ser uma das rotas utilizadas pelos próprios nativos, a Trilha Inca Clássica é uma das mais famosas. Sua duração é de aproximadamente quatro dias e começa em Ollantaytambo.

Se você deseja se aventurar pelas montanhas peruanas, mas não abrem mão de uma cama confortável e um banho quente, deve optar pelas trilhas Salkantay e Lares, nas quais é possível hospedar-se nos Mountain Lodges. Para aproveitar essa comodidade, recomendamos que você contrate uma agência especializada.

Trilhas Machu Picchu